Quando os dentes de leite caem? Veja tudo sobre esse assunto

Quando os dentes de leite caem? Veja tudo sobre esse assunto

Absolutamente todos os seres humanos passaram ou vão passar por isso: a queda dos dentes de leite. As famosas janelinhas aparecem nas crianças, e algumas tem bom humor quanto à isso, outras ficam envergonhadas. Afinal, você sabe quando os dentes de leite caem?

Quando os dentes de leite nascem?

Os dentes de leite começam a nascer no bebê, por volta dos 6 meses de idade. É o período do desconforto na gengiva, o bebê fica com dor, com coceira. Também é a fase que o bebê baba muito. Normalmente nascem primeiro os dois dentinhos da frente, na parte de baixo.

Para aliviar o incômodo, você pode lavar bem as mãos e enrolar uma gase no dedo. Friccione bem de leve massageando a gengiva do bebê. Mordedores e outro objetos específicos para essa fase são encontrados no mercado com bastante facilidade.

Em geral, todos os 20 dentes de leite nascem até por volta dos 2 anos de idade. São 10 dentes na arcada superior, e 10 na inferior.

Quando os dentes de leite caem?

Todas as crianças passam por essa fase, mas não é fácil para todas. Muitas crianças passam por esse período com bom humor, já outras realmente não querem que seus dentes caiam.

É por volta dos 6 anos de idade quando os dentes de leite caem. Aliás, quando eles começam a cair. Geralmente caem na ordem em que nasceram. Os dentes caem porque os novos dentes, chamados de permanentes, estão chegando, e pra isso “empurram” o dente de leite para que eles possam nascer.

É uma longa fase essa das “janelinhas”. Vai terminar só por volta dos 11 anos de idade.

Como ajudar seu filho nesse período?

É muito importante que os pais conversem sobre o assunto, encorajando o filho a passar por esse período com alegria. É natural, é necessário que aconteça. Explicar a ele o porque, dizer que todos os seus coleguinhas também estão passando por isso vai ajudar.

Se mesmo assim seu filho não estiver aceitando a ideia, e não querer ou permitir que alguém puxe o dente quando ele já está muito frouxo, talvez seja hora de levá-lo em um profissional dentista para auxiliar nessa fase.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *