Lancheira saudável para levar à escola

Lancheira saudável para levar à escola

A saúde das crianças é sempre prioridade para os pais, e uma boa saúde começa por uma boa alimentação. Mas calma, nem só de banana vive uma lancheira saudável! Vamos te dar dicas de como preparar uma lancheira variada e muito saudável para seu filho levar à escola.

lancheira saudável

O desafio da alimentação saudável

Sabemos que fazer as crianças comerem de maneira saudável nem sempre é fácil. Por vezes os lanches bons são vistos como “sem graça” por elas, ou acabam enjoando por comerem sempre a mesma coisa.

Cá entre nós, mesmo nós ditos adultos às vezes achamos mais atrativo comer uma junk food em vista de um lanche saudável. E se formos comer a mesma coisa todos os dias também iremos enjoar dos alimentos.

Então o segredo é a criatividade! Temos que colocar a cabeça para pensar e pesquisar, e as mãos na massa (literalmente)!

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Dicas para uma lancheira saudável

O lanche saudável para criança é aquele variado, que contém fibras, proteínas e carboidrato para dar a  energia que ela precisa. Então como montar a lancheira?

Leve em consideração o período que seu filho estuda, e a refeição que ele fez antes de ir à escola. Claro, leve em consideração também as preferências alimentares dele. Se faz calor ou frio também interfere nos tipos de alimento, pois quando faz frio intenso nosso organismo pede por alimentos que nos aqueçam e sustentem um pouco mais.

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O que deve conter na lancheira saudável?

  • 1 porção de carboidrato. Pode ser pão, pode ser bolo (aqui tem receitas de bolos deliciosos saudáveis), pode ser biscoito (cookies integrais, por exemplo). Pode ser também uma porção de granola ou aveia para misturar ao iogurte. Dê preferência pelos integrais e cuidado no tamanho da porção.
  • 1 porção de proteína. Pode ser um queijo no meio do pão, pode ser um iogurte, um ovo.
  • 1 porção de fruta. Opte por frutas da sua região, da estação, e as que ele preferir. Sempre é bom variar.
  • 1 porção pequena de oleoginosas, de vez em quando.
  •  1 bebida. Importante que não seja refrigerante ou suco de caixinha, senão todo seu esforço por uma alimentação balanceada terá ido por água abaixo. Opte por água de coco, suco natural ou chá, ou mesmo uma café com leite se a criança gosta.

O mais importante é variar. E claro, utilizar de criatividade na hora de cortar as frutas, por exemplo. Peça ajuda ao seu filho para montar a lancheira com coisas que ele gosta, e ele ficará muito feliz e com ótima saúde comendo bem.

 

 

 

 

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