Crianças devem ter rotina e ajudar nas tarefas domésticas? Veja como organizar a rotina das crianças

Crianças devem ter rotina e ajudar nas tarefas domésticas? Veja como organizar a rotina das crianças

Você já pensou em como você pode fazer a organização da rotina das crianças? 

Alguma vez antes de dormir você pensou: amanhã é domingo, vou acordar um pouco mais tarde, lavar roupa, fazer um almoço em família, levar as crianças no parque, ir à igreja e terminar o dia com uma sessão pipoca. Mas aí, você acorda no outro dia, e acaba por não fazer as coisas propostas, justamente porque você não definiu e organizou horários para fazer tudo o que queria.

rotina das criançasTer rotina é importante. A organização da rotina das crianças

Com a rotina das crianças não é diferente. Ter rotina é importante! É importante organizar a rotina das crianças. Todos saberem a hora de acordar, de tomar café, de sair e voltar da escola, a hora do tema de casa, do banho, etc. E organizando a rotina delas, os pais com certeza ficam com o tempo mais organizado também. Além disso, as crianças crescem sabendo o que precisam fazer, aprendem a ter responsabilidade. Claro, dentro da fase de crescimento de cada uma.

Lista de tarefas

Uma forma prática de fazer isso é criar uma lista de tarefas a serem concluídas na semana. Para cada um dos filhos, a lista de tarefas deve ser de acordo com a idade. A lista pode ficar no quarto, na geladeira, em um mural, qualquer lugar bem visível. E ela pode ter um espaço para o filho marcar se concluiu a tarefa!

Por exemplo, para crianças que já sabem ler, a lista pode ser de forma escrita, e para os que ainda são menores, pode ser através de desenho da atividade. Os pais podem colocar na lista todas as atividades das crianças- acordar, café, escola, dever de casa, banho, hora de dormir, hora de comer, brincar, organizar a mochila para o dia seguinte- e ainda colocar atividades para ajudar em casa, como: guardar o pijama, arrumar a cama, lavar/secar a louça de determinada refeição, guardar os brinquedos, etc. Claro, todas as atividades devem ser de acordo com a idade em que a criança está.

É bacana também desenvolver a lista com a criança, para que ela sinta que a opinião dela é importante. Assim ela entende que não está fazendo só porque o pai ou mãe mandou.

E que tal organizar-se de forma que as tarefas feitas contem para a mesada? Ou cada tarefa que não foi feita diminua “x” valor da mesada da semana? Acreditamos que essas são boas ideias para o desenvolvimento de crianças responsáveis e sadias.

Quer ler um pouco mais? Então clique AQUI e leia sobre a organização de festa de aniversário de criança, para ter certeza do que não pode faltar!

Gostou dessa matéria? Então fique a vontade para comentar e compartilhar em suas redes sociais, utilizando os botões abaixo.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *